sábado, 31 de outubro de 2009

O Corredor Amador - II

Vamos falar sobre os custos para correr.

Essa história que contam, que é só um par de tênis, um calção e uma camiseta é balela. Tertúlias flácidas para adormentar vacuns, ou melhor, conversa mole pra boi dormir.

A verdade deve ser dita e repetida. Correr não é barato.

Vamos aos fatos.

Comecemos pelo par de tênis. Há cada vez mais tecnologia neles. É o cabedal, a sola, o calcanhar e sei lá mais o que. Pisada neutra, pronada ou supinada? Qual marca? Para mulher ou para homem? Para que peso? Performance ou resistência? Foi-se o tempo que o Conga, Bamba, Kichute ou, no máximo, All Star eram suficientes. Eu, particularmente, sofro pra comprar um par de tênis. Calço nº 45, ou 13 americano. Encontrar, então, tamanho e preço razoável é mais quase impossível. Ainda tem essa novidade de aumentar os impostos. E não se esqueça que é aconselhável ter mais de um par, pois tem que secar, limpar ou deixar descansar.

Calção de marca é caro. Você precisa de pelo menos 2. Pra lavar e secar. Para a época de frio tem umas calças especiais, chamadas collants, práticas, confortáveis, quentes. Porém, pra mim, constrangedoras.

Meias, marcas e variedades infinitas.

Camisetas recomendam-se com tecnologia “dry fit” ou assemelhadas. Seguram o calor do corpo, deixando passar o suor. No fim da corrida, você vai feder do mesmo jeito. Mas pesam bem menos do que as de algodão.

Se for participar de provas, temos que incluir as inscrições. Não vamos correr de pipoca, né? Você vai querer ganhar a camiseta e medalha, além de confirmar seu tempo final. Tem de todos os preços. Algumas valem a pena, outras não. Você vai ter que descobrir sozinho.

Vai somando, pois até aqui foi barato. Agora vem a pancada maior.

Se você quer comprar uma esteira, prepare os bolsos e a conta corrente. Mesmo as mais simples, não são baratas. Tudo bem, vamos correr na rua, que, por enquanto, não cobra pedágio.

Você vai precisar de um cronometro com freqüencímetro. É importante monitorar seus batimentos cardíacos. Com isso não se brinca. Mais grana. Se você se entusiasmar e gostar de correr por percursos diferentes sempre que puder, então tem que ter GPS. Ainda está somando?

Falando em saúde, não podemos esquecer das bebidas isotônicas e géis energéticos. Tudo isso você tem que levar num cinto especial para corredores.

E, se você gosta de música, não esqueça de comprar seu MP3 preferido. Outra possível pancada no bolso.

Para finalizar (?), temos que somar o check up médico e assessoria esportiva, afinal, não podemos pra sair por aí correndo de qualquer jeito. Ou podemos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores